Sistema Colonial

quarta-feira, 15 de junho de 2011



Termo muito utilizado no período colonial (colonial- colônias- colonização). Significado= Uma solução encontrada para resolver o choque de interesses econômicos e disputa, entre si, de mercados que estava acontecendo com diversos Estados europeus. Esta solução se referiu a cada país dominar áreas determinadas - as colônias- onde pudessem obter vantagens econômicas exclusivas,dessa forma as metrópoles podia controlar o comércio, impondo preços e produtos, até alcançar o máximo de lucros possível.





  • Formas de organização= práticas mercantilistas*
-Mercantilismo: é o conjunto de doutrinas produtivas e práticas econômicas que ocorreu na Europa a parti do séc. XV até o séc. XVIII, com objetivo de fortalecer o Estado junto à burguesia.

Administração da Colônia brasileira = é o mesmo que dizer: “Fazer o que né?! Tem que trabalhar!”
Isso porque o governo português não estava disposto a investir muito nos recursos econômicos para a colonização do Brasil, mas mesmo não estando muito afim tinham que trabalhar querendo ou não. Então, o governo decidiu utilizar o método das capitanias hereditárias¹, já que, já tinha funcionado em outras colônias. Vejamos,á grosso modo, como imaginamos que tenha ocorrido.







Um colono diz para o outro:

- É o jeito é dividirmos essas terras e cada um de nós toma conta de um pedaço de latifúndio para ver se resulta em algo.


O outro colono responde:
-É né, pelo visto ou fazemos isso ou Portugal perde estas terras para os franceses, holandeses ou para os ingleses. Então a gente divide em 15 lotes, nos apossamos deles e os administramos como se fosse nosso, e os lucros mandamos para a Coroa Portuguesa.

Como vocês observaram estes colonos não estavam com muita disposição para dar a atenção necessária para essas capitanias, logo, o óbvio aconteceu. A operação das capitanias falhou, não só pelo desprezo, mas também pelas capitanias terem sofrido diversas invasões, a dificuldade da comunicação entre metrópole e capitanias, falta de recursos e entre outros.

Então, a Coroa sabendo da situação, acha a solução! Ela implanta o Governo-Geral, em que o mesmo ajudaria os donatários² mais diretamente no processo de colonização do Brasil, ou seja, com o fim das capitanias o território passou a ser efetivamente administrado pelos representantes da Coroa e não mais por particulares. A sede do Governo-Geral foi a Bahia por se localizar em um ponto que facilitava a comunicação com os demais territórios brasileiros.


Os Governadores-Gerais foram:
1- Tomé de Souza, o primeiro.
2- Duarte da Costa, o segundo.
3- Mém de Sá, o terceiro.


¹Capitanias Hereditárias= porções de terras da colônia brasileira dividida para 15 donatários que passam do responsável, após a morte, para um parente.
²Donatários=pessoas que se habilitavam ao empreendimento e povoamento dessas terras.

Grupo:2





0 comentários:

Postar um comentário