Glossário

quarta-feira, 15 de junho de 2011


Aprenda um pouco mais sobre o período colonial aqui!


O primeiro contato dos portugueses com os indígenas: As reações iniciais foram bastante variadas. Segundo alguns relatos, a aproximação entre esses povos fez com que os indígenas pensassem que os europeus eram deuses. Com isso, os europeus que tinham acabado de chegar, alimentou essa situação para facilitar a conquista. Os povos americanos não demoraram a perceber que isso se tratava de uma invasão. Isso porque a chegada dos conquistadores significou a perda total dos bens, do território, inicio da escravidão e até mesmo o extermínio.


Impacto na Europa: A notícia da descoberta de um novo continente causou grande impacto na sociedade europeia, tanto no ponto de vista imaginário quanto no ponto de vista econômico e social.

Primeiras expedições ao Brasil: O governo português limitou-se a enviar para cá algumas expedições marítimas destinadas, principalmente, ao reconhecimento da terra e a preservação da área.
 -Expedição comandada por Gaspar Lemos (1501)
 -Expedição comandada por Gonçalo Coelho (1503)
 -Expedição comandada por Cristovão Jacques (1516 e 1520)

Monopólio da Coroa: Portugal ao saber que tinha o Pau-Brasil aqui, declarou-se dono das terras brasileiras por esta matéria-prima ter grande valor na Europa, pois o tendo renderiam muito lucro.

Trabalho indígena: este nome deriva da importância do escambo, em que os índios davam a matéria-prima (Pau-Brasil) e em troca levava uma série de objetos que para eles era novidade, como: espelho, faca, canivetes, etc.

Momento reflexão:
Analise e comente abaixo da charge o que você entendeu sobre ela a partir do que leu aqui no “Aconteceu de que jeito?”, mais seus conhecimentos prévios.


Grupo: 2

0 comentários:

Postar um comentário