O desaparecimento do rei

terça-feira, 14 de junho de 2011

A região onde se localizam Portugal e Espanha se chama Península Ibérica, portanto, deu-se o nome a união entre esses países de União Ibérica.

A União Ibérica marca a centralização dos governos: Espanhol e Português sob um mesmo governo. Isso aconteceu devido ao fato de Portugal ter perdido seu rei (Dom Sebastião) durante a batalha contra os mouros marroquinos em Alcácer- Quibir em 1578, esse evento fez originar uma das maiores crises do trono português, pois o rei (aquele que desapareceu em Alcácer-Quibir) era muito novo e não teve tempo de deixar sucessores=/

Então nos dois anos que vieram após o desaparecimento do rei, o governo português foi governado pelo Cardeal Dom Henrique que era o tio avô do desaparecido, que logo morreu e também não deixou herdeiros. TRÁGICO =( .



Batalha de Alcácer- Quibir:


Sabendo disso Filipe II, que era o atual rei da Espanha, mas que era neto do falecido rei português D. Manuel I, pediu para assumir o cargo deixado na nação portuguesa. Para isso ocorrer, além de alegar ser parente, o rei espanhol ainda ameaçou os portugueses com seus exércitos. Com isso ele teve uma oportunidade para quitar as dívidas do seu país com os conflitos militares. Ele quis estabelecer o comércio de escravos com os portugueses (que eram os controladores na costa africana), e o controle da maior parte das possessões do espaço colonial americano daria lucro,com a arrecadação tributária.

Grupo 5-União Ibérica

0 comentários:

Postar um comentário