As inerentes falhas do Iluminismo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Palavras como igualdade e liberdade sempre foram o alvo de muitas gerações para se alcançar uma vida digna. Precisamente no século XVII ocorreu uma revolução intelectual, o que os teóricos desse movimento chamaram de Iluminismo.

Estes utilizaram a razão como principal símbolo para a explicação dos fenômenos naturais e sociais. Segundo os ideais iluministas, cabia a sociedade a busca pela felicidade e ao governo caberia o dever de garantir os direitos naturais como: a livre expressão de ideias, igualdade perante a lei,além de proteção contra a escravidão, a opressão e as guerras.Meios que apenas ficaram na teoria ou simplesmente estão a espera de pessoas que realmente necessitem lutar por elas.

Para mostrar que estas ideias de fato não se concretizaram e a ênfase na frase “igualdade para todos os homens” não incluiu a etnia negra, o filme “ O Grande Desafio” com a atuação de Denzel Washington conta uma história verídica de um professor que liderou uma turma de garotos prodígios da Willy College, instituição apenas para negros. Os jovens Henry Lowe, Samantha Booke e James Famer Jr. formaram uma equipe invencível de debatedores entre os anos 20 e 30, estes argumentam e defendem temas sociais.

Apesar de abolida a escravidão, muitos negros naquela época eram torturados e incendiados no Texas, muitos brancos ainda padeciam com a doença da intolerância racial, uma afirmação que contradiz a fala do professor Melvin “Eu também sou a América”. Esta passagem revela que a imagem que o afro-descendente passava ainda era de ser inferior comparado ao fracasso, mantendo a mesma mentalidade primitiva “manter o negro fisicamente forte, mas psicologicamente fraco”, um ato de libertar o corpo e dominar a mente. Entretanto os negros estão buscando mudar essa realidade. (1º falha do pensamento iluminista)

A liberdade de expressão é notória, tanto que alunos de universidades para negros e brancos podem competir entre si em grandes debates, em que as armas utilizadas aqui são as palavras e vence quem convencer melhor. O confronto entre os negros e brancos apesar das diferenças, ambos desejavam um mesmo propósito: igualdade social, só que em contextos diferentes. Enquanto o primeiro faz uso do privilégio apenas de uma minoria “burguesa”, o segundo tenta quebrar barreiras favorecendo todas as classes. Contando apenas com a sabedoria, a verdade e a fé em suas atitudes, os personagens do longa metragem ultrapassam obstáculos sem usar a violência, fazendo uso de armas poderosas chamadas Argumentos.


Grupo 01

0 comentários:

Postar um comentário