Para curiosos de plantão:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

0 comentários

Para curiosos de plantão, interessados em saber detalhes sobre o “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”, segue abaixo 15 curiosidades sobre este:

1. A viagem de Pedro Álvares Cabral, de Portugal ao Brasil, durou 44 dias e nela foram percorridos 7 mil quilômetros.

2. A frota de Cabral era composta de dez naus e três caravelas. A nau capitânia de Cabral era formada por sete soldados da guarda pessoal do comandante, mais 80 marinheiros, 70 soldados e 33 passageiros, dentre os quais sete serviçais, dois presos, oito frades franciscanos e oito intérpretes. Havia, portanto, 190 homens no navio de Cabral.

3. Quem deu a notícia do descobrimento do Brasil a dom Manoel, rei de Portugal, foi o navegador Gaspar de Lemos, que passou apenas dez dias em Porto Seguro e voltou a Portugal, levando cerca de 30 cartas.

4. Os marinheiros da frota de Cabral tinham salários de 10 cruzados por mês. Os soldados recebiam 5 cruzados.

5. A esquadra de Cabral partiu de Lisboa com 1.500 homens na manhã de 9 de março de 1500, exatamente ao meio-dia.

6. Foi no dia 15 de fevereiro de 1500 que dom Manoel, rei de Portugal, nomeou Pedro Álvares Cabral capitão-mor da armada que descobriria o Brasil.

7. Afonso Furtado era o escrivão e notário da frota de Cabral. Também era responsável pela despensa, onde estavam guardados os alimentos. Todos a bordo recebiam rações rigorosamente iguais: 15 quilos de carne salgada por mês, mais cebola, vinagre e azeite.

8. Pedro Álvares Cabral, na verdade, era o chefe militar da missão. O comando técnico da frota estava entregue a Pero Escobar e Nicolau Coelho.

9. A base da alimentação a bordo era um biscoito duro e salgado, geralmente podre e muito fedorento.

10. O vinho e a água eram entregues diariamente. Cada homem a bordo tinha direito a 1,4 litro diário de vinho, que era armazenado em cerca de 200 pipas em cada navio. A água, para beber e cozinhar, era fornecida também na mesma quantidade do vinho. Armazenada em tonéis de madeira, essa água cheirava mal por causa do ciclo natural das reações químicas. Infecções e diarréias eram muito comuns.

11. Os portugueses, para obter água potável dos índios, ofereciam toucas vermelhas que os marinheiros usavam durante a viagem, e ainda recebiam dos índios papagaios e grandes araras.

12. O Brasil, depois de ser chamado de Terra de Vera Cruz, ficou conhecido como Terra dos Papagaios por aproximadamente três anos, até ser chamado definitivamente de Brasil.

13. Os índios chamavam o Brasil de Pindorama, que quer dizer "terra de palmeiras".

14. A cruz feita para a celebração da segunda missa no Brasil tinha aproximadamente sete metros e foi fincada para assinalar o local onde ficariam dois degredados e onde os futuros navegantes poderiam encontrar boa água.

15. E quem era o Mestre João? Era um personagem da frota de Cabral conhecido como bacharel em artes e medicina, era físico, astrônomo e astrólogo, e identificado 300 anos como sendo João Faras, cirurgião do rei Dom Manoel. Mestre João também escreveu uma carta ao rei de Portugal narrando o que viu no céu do Brasil, e foi ele quem batizou de Cruzeiro do Sul a principal constelação que tanto o inspirou e que fora vista pela primeira vez pelo navegador italiano Alvise de Cadamosto, em 1455.

Fonte: http://www.danielbueno.com.br


Grupo 3

Economia colonial: o açúcar

quarta-feira, 15 de junho de 2011

3 comentários
Como começou...
Os colonos plantaram as primeiras mudas de cana-de-açúcar e instalaram o primeiro engenho da colônia em 1533. A maior concentração dos engenhos de açúcar ocorreu no nordeste. Em pouco tempo, a produção açucareira superou a atividade do pau-brasil.
Mas, por que os portugueses inventaram de querer produzir logo o açúcar na colônia?Não poderia ser outro produto não?Vejam então as razões...

Sistema Colonial

0 comentários


Termo muito utilizado no período colonial (colonial- colônias- colonização). Significado= Uma solução encontrada para resolver o choque de interesses econômicos e disputa, entre si, de mercados que estava acontecendo com diversos Estados europeus. Esta solução se referiu a cada país dominar áreas determinadas - as colônias- onde pudessem obter vantagens econômicas exclusivas,dessa forma as metrópoles podia controlar o comércio, impondo preços e produtos, até alcançar o máximo de lucros possível.


Glossário

0 comentários

Aprenda um pouco mais sobre o período colonial aqui!


O primeiro contato dos portugueses com os indígenas: As reações iniciais foram bastante variadas. Segundo alguns relatos, a aproximação entre esses povos fez com que os indígenas pensassem que os europeus eram deuses. Com isso, os europeus que tinham acabado de chegar, alimentou essa situação para facilitar a conquista. Os povos americanos não demoraram a perceber que isso se tratava de uma invasão. Isso porque a chegada dos conquistadores significou a perda total dos bens, do território, inicio da escravidão e até mesmo o extermínio.

Os primórdios dos primórdios!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

2 comentários




Como os portugueses achavam que o Brasil não tinha nenhum recurso para se explorar, eles não queriam colonizá-lo devido à falta de especiarias, e é isso que esta charge mostra, pois como eles consideravam o Brasil como um país que não daria lucro, eles não o colonizaram. Só depois, com a ameaça de invasores que o Brasil foi colonizado e várias fontes de riqueza descobertas.

Caramuru: a invenção de uma utopia brasileira

2 comentários

Criado no ano de 2001, “Caramuru, a invenção do Brasil” é um filme sob a direção de Guel Arraes. Com uma duração de 88 min., o título do longa faz referência a história da colonização do Brasil. Deste participa um elenco com ninguém menos do que Selton Mello (Diogo Álvares, o Caramuru), Camila Pitanga (Paraguaçu), Deborah Secco (Moema), Débora Bloch (Isabelle).

Grande Estréia

1 comentários



Últimas notícias do jornal “Vem Juntinho”
Estréia hoje, exatamente no ano de 2001, o filme “CARAMURU – A INVENÇÃO DO BRASIL”.






Escrito e dirigido por Guel Arraes e Jorge Furtado,a produção tem como elenco a atriz Deborah Secco, Selton Mello, Débora Bloch,Camila Pitanga, Luís Mello, assim como outros grandes artistas.
Esse grande sucesso narra a história de Diogo Álvares, um renomado pintor português que é deportado de seu país por causa de Isabelle, uma francesa sedutora e apaixonada por riquezas, que lhe rouba o mapa que seria usado nas viagens de Pedro Álvares Cabral.

O fim da União Ibérica

1 comentários
Em 1581 no tratado de Tomar, Filipe II informou que os navios portugueses iriam controlar o comércio com a colônia, a manutenção das autoridades lusitanas no espaço colonial brasileiro e o respeito das leis e costumes brasileiros.

O início do inferno

0 comentários


Os propios negros vendiam seus inimigos(tipo a sogra) para os brancos em troca de bugigangas. Eles promoveram a própria destruição. Era cobra comendo cobra.

O desaparecimento do rei

0 comentários
A região onde se localizam Portugal e Espanha se chama Península Ibérica, portanto, deu-se o nome a união entre esses países de União Ibérica.

Me explica essa situação direito...

1 comentários

Esse é o papel da igreja? Acho que eu tenho um conceito diferente de maltratar que esse padre. Pois pra mim bater é maltratar.

Classificados

0 comentários



Grupo 4 - Escravidão

Entrevista com negro alforriado

0 comentários

Nós da revista CT tivemos a oportunidade ter uma conversa com um negro que acaba de receber a sua carta de alforria, ele agora é um homem livre e vamos ver o que ele acha de sua nova vida.